top of page
logo.png

Relacionamento à distância

12 jul 2020

Milena Félix

 

 

 

 

 

 

 

A partir de quanto tempo a gente já pode sentir saudade de quem a gente ama? Pode ter saudade sem “sentir falta”, porque o outro ainda está presente? Dá pra ter saudade de quem a gente era com aquela pessoa, minutos depois da gente não ser mais? Depois de uma semana longe, se a gente diz que tá com saudade, vai sempre ter a resposta de que tá muito cedo, ainda não deu tempo. Mas e com um mês? E com várias meses? Em que momento surge a saudade e em que momento ela passa a ser aceita?

Mas é claro que chega uma hora em que é inegável e indiscutível que sim, a gente está morrendo de saudades. E principalmente, saudade da liberdade para viver o amor e a vida do jeito que a gente bem decide. Eu não sei bem o que significa sentir amor, nem sentir saudade, só sei que não dá pra sentir saudade de amar, porque se a gente não ama, não sente saudade. Primeiro amor, depois vem todo o resto. 

A vida tem sido muito mais sem graça sem os abraços disponíveis. A sensação de tranquilidade e calor, a sensação de estar conectado, de não estar sozinho, possibilitada pelo envolver de braços em torno de quem amamos, é substituída pela necessidade de perceber a própria capacidade de se aquecer, de se sustentar, de se entender. A solidão tem sensações próprias que a gente não quer conhecer, mas às vezes precisa. 

O tempo fica mais rápido, porque não tem a desaceleração que os beijos trazem. É um tempo de hiato. Ficar parado de frente ao mar por meses a fio sem entrar nele. Amor envolve falta. Falta do outro, porque o amamos, mas também falta do que o outro é capaz de preencher na gente. A calma que surge pela ausência de acontecimentos chega quase a causar incômodo. É preciso colocar amor próprio no lugar da ausência, para tentar sustentar o próprio corpo em pé, sozinho. 

Woman%20Texting_edited.jpg

Prefere ouvir o texto? *

Outros textos sobre amor para você:

Flower%20Girl_edited.jpg

Declarações de maio

- ela, para mim, é a porta do céu.

- ele, para mim, é o que me mantém...

14 mai 2020

Couple%20in%20Love_edited.jpg

Um tempo feliz em que tudo era possível

Houve um tempo feliz em que tudo era possível. As minhas noites em claro...

25 jan 2020

Últimos adicionados:

Woman%20with%20Bible_edited.jpg

Oração

Eu me levanto, estico a cama, organizo a mesa e coloco uma Bíblia e...

08 jul 2020

Bride%20Looking%20in%20Mirror_edited.jpg

Sobre amor próprio

Eu digo para mim mesma o quanto vale a pena me amar. Eu digo para mim...

05 jul 2020

Woman%20with%20Protective%20Mask_edited.

Sete meses

É estranho perceber como as nossas noções de superficialidade e prof...

30 jun 2020

* Audiodescrição narrada por Milena félix

bottom of page